sábado, 16 de outubro de 2010

CAMPISMO e TURISMO

PARQUE DE CAMPISMO

Parque de Campismo é um local onde os campistas acampam, geralmente de forma turismo e num curto espaço de tempo. Este tipo de instalações são por vezes escolhidos em detrimento de, por exemplo hóteis, devido a nestes se preticarem preços mais baixos e/ou se estar em maior contacto com a natureza.
Este Parque dispõe de uma recepção dentro do recinto, um responsável por controlar o movimento para o interior e exterior do parque, reencaminhar para os campistas chamadas telefónicas e correspondência destinada a eles e informar os utilizadores acerca do funcionamento do parque e seus serviços. Possui instalações sanitárias separadas por sexo, lava-loiças, pias para despejo de águas residuais, tanques para lavagem de roupa e respectiva zona de secagem e recipientes para o lixo separados para triagem dos resíduos e futura reciclagem.
                                                                                                       
Historicamente a atividade nasceu na antiguidade, em expedições militares, onde tropas completas se amparavam em tendas de tecidos e peles animais. A prática ganhou essência educacional em 1860 ao ser instalada como processo de ensino infantil até que Baden Powel, em 1908, concebeu o escotismo (ou escoteirismo) espalhando-se pela Europa principalmente no período pós guerra mundial. Quando os grandes centros urbanos industriais começaram a crescer, veio a necessidade de as pessoas fugirem e procurarem locais com grande contacto com a natureza. O campismo torna-se essencialmente turístico e leva à criação de diversas associações. A maior delas é a Federação Internacional de Campismo e Caravanismo (FICC) com sede na Suíça.

Sem comentários: